terça-feira, 16 de abril de 2013

Chupetas com Cristais - Um Risco Desconhecido?

Hoje, perambulando pelo Facebook vi uma coisa que me alertou um pouco. Uma menina divulgava em sua página, bem famosa até, que sua irmã estava customizando chupetas com cristais Swarovski para vender.


Linda não é? Perigosa também!
E pode até matar.


Imagine você, que todos esses lindos cristais são colados um a um com o maior esmero. Mas ainda assim, o que me garante que um deles não vai se soltar?!
As pessoas podem dar mil garantias, mas estamos falando de cola, costura ou qualquer coisa parecida prendendo pequenos cristais a um objeto que vai na boca do seu bebê, logo abaixo do nariz.
Basta que uma única pedrinha se solte pra termos um desastre garantido.



A imagem mostra as estruturas envolvidas na respiração, agora visualize que a pedrinha pode ser aspirada pelo nariz ou pela boca, ela seguirá todo o trajeto até os brônquios e causará sufocamento, asfixia, isso é a chamada broncoaspiração, que pode ocorrer por diversos motivos, incluindo a ingerir ou aspirar corpos estranhos como o tal cristal.

Não existem garantias de que a pedrinha não vá ser aspirada pelo bebê, nem de que ela não vai sair dali, chupetas caem no chão e tem que ser fervidas, o que pode derreter a cola, uma pressão maior num cristalzinho e pronto, se soltou, no caso de costuras, linhas também arrebentam. 

Sim, as chupetas customizadas são belíssimas, mas como fisioterapeuta e mãe, eu sou completamente contra o uso das mesmas. Elas são um risco desnecessário à vida do bebê. 

Existem no mercado modelos ortodônticos divertidos e seguros, testados e recomendados por profissionais pra substituir a alternativas dos cristais.


Vale deixar um aviso, mamães, de primeira viagem, ou não, nem sempre um produto bonito e/ou caro é o mais indicado, pesquise, se informe, analise os riscos. A vida do seu bebê vale mais do que a aparência da chupeta.

Mary Radinz


2 comentários:

  1. muy buen comentario
    CUIDADO CON ESOS CHUPETES, BONITO Y EXOTICO PERO PELIGROSO PARA UN BEBE

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...